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Projectos SAFERAIL

SAFERAIL

SAFERAIL

Este projecto que conta com diversos parceiros internacionais, é um projecto de investigação parcialmente financiado pela União Europeia através do Sétimo Programa Quadro – FP7. O principal objectivo do projecto SAFERAIL é minimizar falhas associadas a rodas e eixos através do desenvolvimento e implementação de dois novos sistemas de inspecção não destrutiva de rodados. O primeiro, um sistema on-line montado sobre o carril, combina um módulo de análise de vibrações de alta-frequência para detecção de fendas, escamas e covas e graves anomalias de perfil, um módulo de emissões acústicas para detecção de lisos e problemas em rolamentos e um módulo de termografia para inspecção de fendas, defeitos na frenagem e temperatura em caixas de eixo. O segundo, um sistema off-line, combina as inspecções electromagnética e ultrasónica para uma rápida e mais fiável verificação da qualidade de rodados, novos e usados, durante as suas fases de produção e manutenção, que permitirá a identificação de pequenos defeitos superficiais que os sistemas existentes têm problemas em identificar. Estes dois sistemas irão estar munidos de inteligência artificial para ser possível realizar um diagnóstico automático e para informar quais os defeitos detectados. No SAFERAIL participam 11 empresas de 6 países diferentes (Portugal, França, Bélgica, Grécia, Chipre e Inglaterra).

A DailyWork em parceria com a Brisa Inovação e Tecnologia foi contratada pela EMEF no âmbito do projecto SAFERAIL para desenvolver uma solução de identificação do material circulante baseada na tecnologia DSRC (utilizada na Via Verde). Foi ainda desenvolvido o software de controlo do leitor que permite a identificação deste material. Este software interage com uma base de dados remota desenvolvida pela EMEF com vista à gestão do material circulante. Estes sistemas ao interagirem com o sistema de sensores desenvolvido no projecto SAFERAIL, permitem detectar falhas e prevenir acidentes.